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Nesta quinta-feira,19, será apresentado o plano estratégico do Fórum de Energias Renováveis 2021. O trabalho está sendo coordenado Sócio-Diretor da empresa Atuallis Consultoria e Projetos. Material  é destinado aos integrantes do Fórum de Energias Renováveis de Roraima.

Planejamento Estratégico – Fórum de Energias Renováveis 2021

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.

É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.

Escopo do planejamento estratégico realizado pelo Fórum.

  • Qual o papel do Fórum? – Definição do CORE BUSINESS.
  • Os 9 Componentes – Fornecer Valor ao Cliente
  • Stakeholderes – Definição e Identificação
  • Stakeholderes – Variáveis de Interesse
  • Pilares Organizacionais – Missão, Visão Valores e Filosofia do Negócio.
  • Objetivos Financeiros
  • Analise de SWOT – Ambientes Exógeno e Exógeno
  • Matriz de Porter
  • DRE – Demonstrativos de Resultados Esperados
  • Plano de Ação 5W2H

 

Estruturados em Reuniões remotas com a participação de membro do Fórum.

DEFINIÇÃO DO CORE BUSINESS – Via brainstorm, com os membro participantes do planejamento estratégico, foi descrito as atividades previstas, desejadas e contempladas pelo grupo. Esta etapa foi impotente por que delimitou as fronteiras de atução do Fórum, bem como, para definição do seu negócio principal. (CORE BUSINESS)

Esta etapa foi de profunda relevância, pois será o norteador de limites de atuação, permitindo uma infinidades de objetivos sem que ocorra a perda de foco primordial que justifique a criação do próprio Fórum.

O estudo do macroambiente, a diversidade de pensamentos experiências anteriores e desejos latentes existentes pela atual situação energética do estado foram os principais ingredientes nesta construção.

OS 9 COMPONENTES – FORNECER VALOR AO CLIENTE

CLIENTES – Uma empresa serve Clientes

PROPOSTA DE VALOR – Resolvendo os problemas dos Clientes ou satisfazendo as suas necessidades.

CANAIS – Empresas comunicam e fornecem Valores de modos diferentes.

RELACIONAMENTO –  Desta forma, estabelecem e mantém diferentes tipos de relacionamentos como os Clientes.

FONTES DE RECEITA – Dinheiro entra quando os Clientes pagam pela Proposta de Valor.

RECURSOS PRINCIPAIS – Estes são os bens necessários para criar e/ou fornecer elementos previamente descritos.

ATIVIDASDES -CHAVES – Estas serão as reais tarefas e ações necessárias para criar e fornecer os elementos previamente descritos.

PARCEIRAS PRINCIPAIS – Algumas atividade são terceirizadas, e alguns recursos são adquiridos  fora da organização.

ESTRUTURA DE CUSTOS – Estas são as despesas decorrentes da obtenção de recurso principais, realização de atividades chave, e do trabalho com Parcerias Principais.

STAKEHOLDERES – DEFINIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO – Algumas pessoas, associações e entidades tem interesse direto no sucesso do Fórum. Identifica-los é fundamental para a compreensão de que a organização necessita atender a interesses diverso ao seu redor (e não somente de clientes).

A definição ocorre pelo método SPICE: um olhar 360 graus para toda a cadeia que permeia a empresa e suas relações primárias, secundárias, diretas e indiretas.

A identificação é feita através da atribuição de nomenclaturas a estes stakolderes. Ainda aqui, ocorre a priorização destes, para que o Planejamento Estratégico dentenha maior assertividade e rapidez em suas respostas.

STAKEHOLDERES – VARIÁVEIS DE INTERESSE  – Descobertos, identificados e priorizados os stakeholders, o próximo passo será identificar quais são as variáveis de interesse de cada um deles. Porque cada stakeholder “x” tem interesse no sucesso do Fórum?

As respostas iram trazer a tona o objeto de trabalho para compor o Planejamento Estratégico de maneira assertiva e sensível. Ademais, funcionam como peça chave para a definição dos pilares organizacionais que nortearam as ações e o comportamento do envolvidos diretamente em toda cadeia produtiva, sejam empresários, colaboradores e terceiros envolvidos.

Esta etapa é fundamental, ainda, para que o Fórum descubra e visualize que há muitos interesses comuns entre diferentes stakeholderes.

PILARES ORGANIZACIONAIS – MISSÃO, VISÃO VALORES E FILOSOFIA DO NEGÓCIO – A construção  dos pilares organizacionais do Fórum, com base nas descobertas das etapas anteriores. Nesse momento da construção do Planejamento Estratégico a partipantes do Fórum estarão pronto para definir com clareza:

MISSÃO – Objetivo primordial de existência do instituição e o que ela se propões a fazer no mercado, incluído seus diferenciais.

VISÃO – Lugar desejado para a empresa no futuro. Que seja utópico e exequóvel ao menos tempo. Pode ou. (não) de definição de intervalo de tempo (5 anos, 10 anos, etc).

VALORES – Tradução do Comportamento, em nível de caráter e ações desejados para organização. Base para a Governança Corporativa.

FILOSOFIA DE NEGÓCIO – Trata-se de uma empresa, portanto, é preciso decidir de que forma ela se sustentará atreves de sua atuação.

OBJETIVOS FINANCEIROS – Nesta etapa do planejamento estratégico será construído os objetivos financeiros de pequeno, médio e longo prazo. O Fórum precisa de indicadores que forneçam indícios e evidencias para interpretação racional e lógica, que os passos programados estão em consonância à direção estabelecida pelas atividades.

Mesmo que o objetivo  primordial da organização esteja relacionado ao conceito de contribuição a sociedade, o Fórum deve ser sustentável, viável economicamente, bem como, deve suprir as necessidades desejadas no quesito satisfação financeira de seus idealizadores.

Serão programados tempos de observação para que, financeiramente, os indicadores sejam avaliados, e ações preventivas e/ou corretivas possam ser adotadas.

ANALISE DE SWOT – A analise SWOT é fundamental para o estudo e a observação do macro e microambiente. Ela analisará aquilo que está sob a responsabilidade do Fórum, e, portanto, pode ser alterada, transformando e ou aperfeiçoando, bem como analisa o ambiente externo. Aqui iremos olhar profundamente as ameaças do meio.

O ambiente externo não pode ser modificado. Conhecer seu momento, suas circunstancias e desafios, permite que a empresa adote para manter-se minimamente protegida das intercorrências e vulnerabilidades de mercado.

A analise SWOT completa permite, portanto, que o Fórum visualize com exatidão em quais situações os ajustes tem maior poder de resposta, e em quais situações deverão ser implementados.

DRE – DEMONSTRATIVOS DE RESULTADOS ESPERADOS – A programação e análise financeira sobre a viabilidade do negócio, avaliação dos custos variáveis (ligados à produção, impostos, lucros bruto simples, análise de custo fixo e faturamento mínimo exigido desde o início.

Com base no DRE é que se faz possível a programação dos objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Isso irá permitir, ainda uma leitura detalhada sobre quais produtos e serviços tem maior faturamento, quais não atendem ao esperado, e quais geram prejuízos ao negócio.

Será um ferramenta imprescindível para o controle financeiro e para a tomada de decisão do Fórum.

PLANO DE AÇÃO 5W2H – Foi a parte final do Planejamento Estratégico do Fórum, trata-se da estruturação das ações em formato de acompanhamento, contendo prazos, responsáveis e interface necessária. Também, será no plano de ação que serão medidos os custos para cada uma das ações a serem implementadas.

O Plano de Ação é um repleto de objetivos partidos em pedaços e etapas que, juntos, levarão o Fórum ao lugar desejado em sua visão organizacional. As metas são as ações diárias ou em intervalos de tempo previstos, que são alvo da diligencia para o devido cumprimento e encerramento. E estabelece a ordem necessária para o crescimento orgânico e financeiro do Fórum.