Ontem, dia 28, conforme calendário bimestral, o Fórum de Energias Renováveis de Roraima realizou sua 5ª Reunião Ordinária, trazendo para discussão temas de grande relevância no âmbito das energias.
Estavam presentes, representando a Coordenação Colegiada, Rosilene Maia e Conceição Escobar, e quanto aos membros, João Nunes Souza Santos, representando o SEBRAE/RR; Roberto Câmara de Araújo, professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Otoniel Ribeiro Duarte, pesquisador da EMBRAPA/RR e consultor do Fórum; Amanda Lia W. Torquato, representando o SENAR; Fábio Eugênio Almeida de Andrade, representando a Roraima Energia; Aline dos Santos Áthila Pedraço, representando o CREA/RR; Marcos Cezar Azzi Paes, engenheiro eletricista do CREA/RR; Reginaldo Rubhi Braga, representando a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI) e Ederson Rodrigues do Nascimento, assessor técnico do Fórum.
Rosilene Maia abre a reunião dando as boas-vindas e agradecendo a presença de todas e todos. Em seguida, apresenta proposição para que o Fórum realize um grande workshop sobre Transição Energética na Amazônia, trazendo especialistas de todos os estados da Amazônia Brasileira, representantes dos diversos segmentos: regulatório, técnico, social e ambiental, na perspectiva de se definir um modelo, considerando as diversas peculiaridades da região, a partir do qual o Fórum faria incidência política junto aos órgãos federais competentes. Acusado em unanimidade pelos presentes o voto favorável, decidiu-se pela criação de um GT para execução do planejamento, estimando a primeira semana de dezembro de 2023 para a realização do evento.
Dando continuidade, Conceição Escobar expõe a proposta de um dia de imersão (CH 8h) no tema RECURSOS ENERGÉTICOS DISTRIBUÍDOS (REDs) E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS, apresentada ao Fórum pelo Professor Rubem Cesar Rodrigues Souza, autor e responsável pela condução da imersão, ele que é dentre outras formações, Doutor e Pós Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos.
Dentre os assuntos abordados estão relacionados: Transição Energética, Hidrogênio Sustentável, Armazenamento de Energia, Mobilidade Elétrica, Inovações na Energia Solar e Biocombustível. O investimento por pessoa é de R$ 300,00 e o número de participantes para fechar uma turma é de 25 a 40 pessoas.
A proposta foi bem recebida pelos membros, porém ficou acordado que reuniões posteriores com instituições-membro, destacando-se o SEBRAE/RR, seriam realizadas na perspectiva de viabilizar tal capacitação.
E para encerrar, Fábio Andrade, traz informações muito importantes sobre os Aspectos Regulatórios da Geração Distribuída de Mini e Microgeração no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, pauta principal dessa 5ª Reunião, tema que foi alvo de uma saudável e produtiva discussão, alongada até às quase 19h.