Criado em setembro de 2019, o Fórum de Energias Renováveis comemora três anos de atuação em prol do desenvolvimento energético sustentável de Roraima e da Amazônia. Nesta quarta-feira, 21 de setembro, foi realizado um evento no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal de Roraima para celebrar a data.
Ao dar as boas-vindas aos convidados, o vice-reitor da UFRR, professor Silvestre Lopes da Nóbrega, ressaltou a parceria da instituição de ensino com o Fórum de Energias Renováveis, que auxiliou na elaboração do projeto de construção de uma usina fotovoltaica no campus Paricarana.
Rônia Barker, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi e coordenadora do Fórum, destacou a importância da atuação em conjunto de instituições de diversos setores para a adoção de estratégias em defesa da diversificação da matriz energética na região.
Foram apresentadas, ainda, as ações desenvolvidas desde 2019, que consolidaram a atuação da entidade, e também os novos desafios e estratégias a serem desempenhados nos próximos anos. As apresentações foram feitas pelos membros do colegiado de coordenação transitório: Rosilene Maia, Conceição Escobar e Ciro Campos.
Fórum de Energias Renováveis - 3 Anos
Participaram do evento representantes do IEL Roraima, Universidade Federal de Roraima, Associação dos Engenheiros Eletricistas de Roraima, Instituto Socioambiental, Senai Roraima, Sistema OCB Roraima, Sistema FAERR/Senar, Sebrae Roraima, Instituto Federal de Roraima, Conselho Indígena de Roraima, Associação Roraimense de Engenheiro e Arquiteto e das empresas Donsol e Dynamo Jr. De maneira virtual, participaram representantes do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).