Durante a comemoração dos 30 anos do Instituto Euvaldo Lodi em Roraima, colaboradores que marcaram a história do IEL e deixaram um legado de comprometimento e profissionalismo foram homenageados. Dentre eles, Alexandre Henklain.
Engenheiro civil de formação, Henklain atuou como executivo de empresas privadas e dirigiu entidades orientadas para o desenvolvimento sustentável. No Sistema Indústria, implantou o IEL no Estado, foi também superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Roraima). Foi secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima. Em 2019, articulou a criação e implementou o Fórum de Energias Renováveis, do qual foi coordenador desde então.
A família de Alexandre, representada pela esposa Francineide Oliveira e pelo filho Marcelo Henklain, recebeu a homenagem. “O momento em que nos sentimos mais próximos dele é quando a gente tem contato com o ambiente que ele criou, produziu, participou, com o produto das ações dele. Nos últimos momentos dele, ele estava preocupado com o Fórum de Energias Renováveis, ele estava tentando empreender ações para transformar o mundo, para produzir mudanças no sentido do trabalho e das causas que ele defendia”, afirmou.
Por fim, Marcelo agradeceu a homenagem: “Para todos aqueles que partilharam de momentos com meu pai, que trabalharam com ele, acreditem nas causas, naquilo que ele defendia, levem adiante. Acho que é uma das formas mais bonitas e efetivas de realmente honrar e manter ele um pouco perto da gente”.