Integrates do Fórum, UFRR e Família

Laboratório Fotovoltaico da UFRR homenageia Alexandre Henklain

A Universidade Federal de Roraima, em parceria com o Fórum de Energias Renováveis, inaugurou nesta sexta-feira (4) o Laboratório Fotovoltaico Alexandre Alberto Henklain Fonseca. A unidade, instalada no Departamento de Engenharia Elétrica, servirá para desenvolver ações de pesquisa e ensino.

O laboratório recebeu o nome do coordenador do Fórum de Energias Renováveis, Alexandre Henklain, falecido em abril deste ano, que apoiou e articulou a instalação do local de estudos práticos. A cerimônia de inauguração contou com a participação da família de Alexandre, integrantes do Fórum e da comunidade acadêmica da UFRR.

Marcelo Henklain, filho de Alexandre, agradeceu a homenagem. “Tem um lado pessoal, de ver a continuidade do nome do meu pai, dos ideais dele, do que ele defendia. Isso traz um certo conforto, de ver que os sonhos e o que ele lutou têm continuidade. Como membro da sociedade, sobretudo por ser professor e saber da importância da formação de novos profissionais, vejo no laboratório uma possibilidade de formação de melhores engenheiros, que vão conseguir ter um conhecimento mais prático relacionado às energias renováveis”, comentou.

Da mesma maneira, Ananda Henklain, filha de Alexandre, destacou a continuidade do legado do pai, de democratizar o acesso à energia. “Ele sempre comentava comigo a respeito dessa questão. Vindo da Arquitetura, eu me insiro numa área profissional em que as energias renováveis são para uma classe social muito nichada. É inegável que o maior papel de uma universidade pública é o retorno à sociedade. Então esse é primeiro passo para a democratização do acesso à energia, propiciando a pesquisa e que a sociedade entre mais em contato com essa fonte de energia”, disse.

 

Ensino e Pesquisa

No novo laboratório da UFRR, haverá atividades de ensino e pesquisa relativas ao conhecimento da instalação e do funcionamento dos componentes do sistema, cabeamento dos diferentes subsistemas (aterramento, corrente CC e corrente CA), operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, além de acompanhamento e avaliação dos parâmetros de geração de energia. Também será possível correlacionar a geração com as variáveis ambientais e avaliar a qualidade da geração através de instrumentos de medição.

Outra proposta é desenvolver atividades de extensão, abrindo o laboratório para visitas da comunidade e oferta de minicursos para profissionais da área, como eletricistas e instaladores.

O funcionamento do espaço beneficiará principalmente os acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica, mas também os de Engenharia Civil, Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo e LEDUCARR, entre outros.

 

Ouça o podcast Iluminando as Ideias sobre a instalação do Laboratório Fotovoltaico: