A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou a lista preliminar dos moradores e estabelecimentos que poderão ser atingidos pela Usina Hidrelétrica Bem Querer, caso seja construída. A realização do Cadastro Socioeconômico, que identifica o perfil da população que poderá ser atingida pela hidrelétrica, é uma das etapas do Estudo de Impacto Ambiental.
A lista preliminar – com cadastros da região rural, da região urbana e de pescadores – estará disponível para consulta até 10 de outubro no site da UHE Bem Querer, nas sedes das prefeituras de Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí, na sede do Ibama e nas sedes das colônias, associações e sindicatos de pescadores. Confira a lista preliminar.
Moradores, proprietários e pessoas que exerçam atividades econômicas que poderão ser afetadas pela usina, como pescadores, extrativistas e comerciantes, podem entrar em contato com a equipe do Consórcio Walm-Biota para esclarecer dúvidas e verificar a necessidade de cadastramento. Até 10 de outubro, poderão ser incluídos novos cadastrados, desde que comprovada a pertinência. Após esse período, será divulgada a lista final dos cadastrados.
Os telefones para contato são (95) 3623-2419 e (95) 98102-1828 (WhatsApp); o e-mail é contato@bemquerer.com.br. O escritório do Consórcio Walm-Biota funciona de segunda a sexta-feira, de 9h as 12h e de 13h as 17h, e está localizado na rua Manoel Aires, 152, bairro Mecejana, em Boa Vista.
Aplicação de questionários
O Cadastro Socioeconômico é realizado por meio de entrevistas com aplicação de questionários. A etapa de realização das entrevistas foi iniciada em dezembro de 2019 nos municípios de Bonfim, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. Devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, as atividades foram paralisadas em março de 2020, sendo retomadas em fevereiro de 2022 e finalizadas em julho de 2022.