O Fórum de Energias Renováveis de Roraima, em conjunto com o Sebrae Roraima, vai promover o curso sobre o setor elétrico brasileiro e os recursos energéticos de Roraima. O curso é gratuito e será realizado via internet. As inscrições podem ser feitas pela lojinha do Sebrae no endereço https://loja.rr.sebrae.com.br/loja/.
O curso terá carga horária de dez horas e o conteúdo programático vai abranger diversas áreas de interesse, como conceitos de energia e suas aplicações – potência, energia, geração, transmissão, distribuição, G.T.D, Comercialização, consumidores livres e cativos.
O segundo tópico será ministrado pelo consultor Ricardo Lima, físico membro do Fórum de Energias Renováveis de Roraima.
A aula será ministrada no dia 02 de junho e o tema será a Regulação e Instituições do Setor Elétrico Brasileiro. A carga horária é de 2h e a aula vai das 17h00 às 19h00 (horário de Boa Vista).
Nesta oficina os participantes vão conhecer e aprender como está organizado o setor elétrico brasileiro, as instituições e seus papéis: MME; CMSE; EPE; ANEEL; ONS; CCEE.
Também será abordada a concessão, autorização – diferença e quando se aplica, as diversas categorias de instrumentos regulatórios: lei, decreto, portaria, resolução, despacho – quando se aplicam, alcance, categorias de agentes e seus papéis: gerador (concessionário, produtor independente, autoprodutor), transmissor, distribuidor, comercializador, consumidor livre e cativo e uma breve introdução à Regulação da geração e da geração distribuída.
RICARDO LIMA
Ricardo Lima, que é Físico – UFSP. Atua na área de energia desde 1977, participa da criação do programa de conservação de Energia para Pequena e Média empresa do SEBRAE -SP.
Ricardo foi assessor da presidência da BOVESPA, trabalhou na implantação do mercado atacadista de energia elétrica e foi diretor comercial da ENERTRADE.
Também foi vice-presidente comercial da AES ELETROPAULO, presidente do conselho da ABRACEEL e conselheiro na CCEE. Atualmente é sócio diretor da Tempo Presente Consultoria e Energia, sênior advisor na ROLAND BERGER STRATEGY CONSULTANTS, consultor na THYMOS ENERGIA, membro da diretoria de energia da FIESP e conselheiro independente na SPIC BRASIL.
Por Nei Costa
Foto – J. Pavani