O Road Show ABGD Huawei Solar é um projeto da Associação Brasileira de Geração Distribuída, estruturado em uma carreta/laboratório que percorre o Brasil, desde 2021, levando conhecimento e capacitação em geração de energia solar fotovoltaica. A bordo da carreta encontra-se um sistema fotovoltaico composto por módulos, condutores e inversores, cuja energia gerada por esses equipamentos alimenta um showroom interativo, onde o participante consegue compreender todo o ciclo, da produção ao abastecimento.
O Fórum de Energias Renováveis é convidado, juntamente com a Universidade Federal de Roraima – UFRR, a apoiar esse projeto em sua passagem, pela primeira vez, por Boa Vista/RR, recebendo e aceitando o convite na certeza de se tratar de uma excelente oportunidade de compartilhar desse conhecimento e inovação especialmente nesse momento em que nossa cidade experimenta crescimento acelerado no âmbito da geração de energia renovável, principalmente a solar.
Para saber mais sobre o projeto, tal assunto é tema do quarto e último Webinar do Segundo Módulo de Capacitação: Eficiência Energética na Micro e Minigeração Distribuída – MMGD, realizado pelo Fórum em 10 de agosto passado, tendo como palestrantes: Rogério Duarte, Diretor da ABGD, e Luciana Makhoul, responsável pelo Road Show.
Dentre outras informações apresentadas no citado Webinar, a ABGD explica que geralmente a carreta permanece numa cidade por 2 dias, ficando aberta à visitação pelo público em geral no período oposto à capacitação que é composta por aulas teóricas e práticas, atendendo a duas turmas (CH: 8h/turma) fechadas para estudantes da universidade onde a carreta é instalada. E que também é comum contarem com profissionais locais para ministrar o curso, oportunidade em que o Engenheiro Paulo Augusto, membro do Fórum e presente no Webinar, já se disponibiliza para a tarefa.
Em relação ao público-alvo, o Fórum chama a atenção para os vários projetos de instalação de unidades de energia solar fotovoltaica em comunidades rurais e em área remotas do Estado, sendo bastante oportuno e necessário capacitar pessoas que trabalham, por exemplo na agricultura familiar, bem como aquelas que, ainda que não pela Academia, já se iniciaram no estudo sobre o tema. Nesse contexto, fala da parceria que tem com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) no âmbito da Formação de Mulheres Eletricistas com foco nas energias renováveis, e com a EMBRAPA/RR, em projetos de desenvolvimento onde a energia limpa é a base. Assim, solicita a Capacitação de uma turma específica de Mulheres, na perspectiva de ampliar as oportunidades para que elas possam se inserir nesse mercado.
Gentilmente a ABGD atende a solicitação do Fórum de Energias Renováveis de Roraima e fica mais um dia em Boa Vista para atender a demanda: 9 e 10, capacitação para os alunos do Curso de Engenharia Elétrica da UFRR e, no dia 11, uma turma só de Mulheres que buscam heroicamente adentrar a essa área profissionalizante do conhecimento.