corrigo-Amanda-Ohara-1

Transição energética na Amazônia é prioridade para o Instituto Clima e Sociedade

A transição energética na Amazônia é uma das prioridades para o Instituto Clima e Sociedade no ano de 2022 e um dos parceiros fundamentais nesse processo é o Fórum de Energias Renováveis de Roraima.

Para a Consultora do Portfólio de Energia do ICS, Amanda Ohara, o Fórum tem uma importante atuação nas articulações em diferentes níveis, auxiliando os tomadores de decisão a se conscientizarem da importância da transição energética para o desenvolvimento e para a economia.

 Portfólio de energias

Amanda Ohara esclarece que o Instituto Clima e Sociedade é uma instituição que funciona como uma ponte de financiamento, onde se capta recursos de filantropia internacional e distribui em projetos e instituições da sociedade brasileira com o objetivo de fortalecer a interlocução da sociedade em temas que têm relação com clima e sociedade.

“E esses temas são divididos em portfólios temáticos. Eu e o [coordenador] Roberto Kishinami trabalhamos no portfólio de energia. A ideia é fortalecer a sociedade para participar ativamente dessa transformação que nós estamos vivendo mundialmente nos sistemas de fornecimento de energia”, comentou a consultora.

Eleições 2022

O ano de 2022 será marcado pelas Eleições Gerais. Então esse é o momento para sensibilizar os candidatos para discutir a importância das energias renováveis e a eficiência energética. “Hoje as energias renováveis conjugam essas características que são fundamentais para que a gente avance no sistema elétrico brasileiro, dando a energia necessária para o País se desenvolver. Nós esperamos que os candidatos apresentem  propostas  ao longo do tempo e que os governos estaduais, que vão estar nesse ano sendo votados, tragam na sua agenda essas propostas que tenham a ver com a preocupação com o barateamento da conta. E isso envolve esse olhar mais atento para energias renováveis e também para a eficiência energética”, finalizou Amanda Ohara.

Ouça este episódio: