Visita Fórum Escola Foto Fabrício Ribeiro1

Alunos de Alto Alegre aprendem sobre energia solar em palestra do Fórum de Energias Renováveis

Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, de Alto Alegre, participaram de uma palestra ministrada pelo Fórum de Energias Renováveis, em parceria com o programa ALI Educação Empreendedora, do Sebrae Roraima.

Os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental aprenderam sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica, tanto os econômicos quanto os ambientais, durante a apresentação da membra da Coordenação Colegiada do Fórum de Energias Renováveis, Rosilene Maia, e do eletrotécnico Ederson Nascimento. A Coordenação Colegiada é formada também por Ciro Campos e Conceição Escobar.

Há três anos, o professor Persalde Santiago trabalha com o tema em sala de aula. “Uma das nossas funcionárias comprou placas [fotovoltaicas] e deu palestra falando sobre a economia na conta de luz. E os alunos fizeram uma apresentação na Feira de Ciências de Alto Alegre em cima disso”, explicou a diretora da escola, Sandra Mesquita de Souza.

Os alunos não foram classificados para a etapa estadual da feira, mas o projeto continuará. Agora com o apoio do Fórum de Energias Renováveis. “A gente tava pensando só na economia do dinheiro e não na preservação do meio ambiente. Agora, com apoio do programa ALI Educação Empreendedora e do Fórum, vamos modificar e melhorar o projeto para apresentá-lo em março de 2023”, completou Sandra.

 

Parceria com ALI Educação Empreendedora

O ALI Educação Empreendedora é um programa do Sebrae, que atua na promoção de melhorias rápidas e de alto impacto com objetivo de elevar a aplicação do empreendedorismo nas escolas. “Na escola de Alto Alegre, a gente faz um trabalho de desenvolver esse espírito de empreendedorismo e inovação nos projetos já existentes ou que eles tenham interesse de fazer”, comentou a bolsista do programa, Anelissa Palmeira.

Ao procurar o Fórum de Energias Renováveis, Anelissa entendeu um pouco mais sobre energia solar fotovoltaica e como poderia auxiliar a escola a desenvolver o projeto da melhor maneira possível. “O Fórum abriu tanto a minha visão quanto da escola, porque no primeiro momento a ideia era mostrar a viabilidade econômica da energia solar para a comunidade. E, quando eu cheguei no Fórum, a primeira coisa falada foi sobre a questão ambiental”, disse. “A visão do Fórum tem tudo a ver com a questão da educação empreendedora e do que a gente espera do pensamento das crianças que trabalham com educação empreendedora”, acrescentou.