Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, de Alto Alegre, participaram de uma palestra ministrada pelo Fórum de Energias Renováveis, em parceria com o programa ALI Educação Empreendedora, do Sebrae Roraima.
Os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental aprenderam sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica, tanto os econômicos quanto os ambientais, durante a apresentação da membra da Coordenação Colegiada do Fórum de Energias Renováveis, Rosilene Maia, e do eletrotécnico Ederson Nascimento. A Coordenação Colegiada é formada também por Ciro Campos e Conceição Escobar.
Há três anos, o professor Persalde Santiago trabalha com o tema em sala de aula. “Uma das nossas funcionárias comprou placas [fotovoltaicas] e deu palestra falando sobre a economia na conta de luz. E os alunos fizeram uma apresentação na Feira de Ciências de Alto Alegre em cima disso”, explicou a diretora da escola, Sandra Mesquita de Souza.
Os alunos não foram classificados para a etapa estadual da feira, mas o projeto continuará. Agora com o apoio do Fórum de Energias Renováveis. “A gente tava pensando só na economia do dinheiro e não na preservação do meio ambiente. Agora, com apoio do programa ALI Educação Empreendedora e do Fórum, vamos modificar e melhorar o projeto para apresentá-lo em março de 2023”, completou Sandra.
Parceria com ALI Educação Empreendedora
O ALI Educação Empreendedora é um programa do Sebrae, que atua na promoção de melhorias rápidas e de alto impacto com objetivo de elevar a aplicação do empreendedorismo nas escolas. “Na escola de Alto Alegre, a gente faz um trabalho de desenvolver esse espírito de empreendedorismo e inovação nos projetos já existentes ou que eles tenham interesse de fazer”, comentou a bolsista do programa, Anelissa Palmeira.
Ao procurar o Fórum de Energias Renováveis, Anelissa entendeu um pouco mais sobre energia solar fotovoltaica e como poderia auxiliar a escola a desenvolver o projeto da melhor maneira possível. “O Fórum abriu tanto a minha visão quanto da escola, porque no primeiro momento a ideia era mostrar a viabilidade econômica da energia solar para a comunidade. E, quando eu cheguei no Fórum, a primeira coisa falada foi sobre a questão ambiental”, disse. “A visão do Fórum tem tudo a ver com a questão da educação empreendedora e do que a gente espera do pensamento das crianças que trabalham com educação empreendedora”, acrescentou.