Antes de decidir em quem votar, conheça as propostas dos candidatos voltadas às energias renováveis

A menos de uma semana do primeiro turno das Eleições 2022, em que serão escolhidos deputados federais/distritais e estaduais, senadores, governadores e presidente da República, você já decidiu em quem votar? Analisou as propostas de cada candidato voltadas para as energias renováveis?

No momento do registro da candidatura, os candidatos à Presidência da República e aos Governos dos Estados encaminham ao Tribunal Superior Eleitoral suas respectivas propostas de governo, disponíveis na plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

Em Roraima, o Fórum de Energias Renováveis – além de divulgar os planos de governo – entrevistou três dos cinco candidatos ao Governo de Roraima no podcast Iluminando as Ideias. Confira as propostas de cada candidato (em ordem alfabética) para o setor:

Antonio Denarium, candidato do PP, cita em sua proposta de governo a criação de um programa de energia alternativa estadual em comunidades indígenas.

Fábio Almeida cita, em sua proposta de governo, que pretende “desenvolver por meio da Companhia Energética de Roraima um programa de energias renováveis para o Estado, reduzindo em 40% a geração de energia com base no carbono, e regulamentar o uso de termelétrica a lenha (biomassa) em Roraima, a fim de evitar sua expansão e seu acionamento”. O candidato pelo PSOL deu mais detalhes sobre a proposta no podcast Iluminando as Ideias. Confira:

Juraci Escurinho propõe “atuar juntamente com os Legislativos estadual e federal e o Poder Executivo Federal para solucionar a questão energética de Roraima e realizar um pacote de investimentos dirigidos às seguintes áreas: energia elétrica e demais energias renováveis, como eólica, solar e biomassa”. No podcast Iluminando as Ideias, o candidato do PDT defendeu a capacitação de profissionais roraimenses em energias renováveis. Confira:

Rudson Leite pretende “usar o hoje sem comprometer o amanhã e as futuras gerações, como meio para combater a miséria extrema e o desperdício”. Para ele, “isso significa gerar trabalho e empregos de forma intensiva na preservação e recuperação ambiental e desenvolver novos setores da economia baseada em tecnologias limpas”. O candidato do PV detalhou ao podcast Iluminando as Ideias uma proposta para instalação de painéis solares fotovoltaicos em todas as escolas estaduais. Confira:

Teresa Surita, candidata do MDB, cita como prioritário em seu plano de governo a retomada do diálogo com o Governo Federal para discussão da matriz energética de Roraima; implementação de programas de eficiências energética; criação de novas formas alternativas e limpas de geração de energia, como forma de garantir eficiência e resultado na matriz energética atual; e incentivar modelos de geração de energia, como fotovoltaica individual e em comércios e indústrias.

Confira os planos de governo de todos os candidatos ao Governo de Roraima na Biblioteca Digital.