Nos últimos meses muitas pessoas estão trabalhando em casa, por causa da pandemia de Coronavírus. É o chamado home office. Trabalhadores são liberados pelas empresas para que possam exercer suas atividades sem sair de casa.
Essa é uma estratégia para evitar a maior proliferação do vírus e proteger as pessoas, que devem manter o isolamento social durante esse período crítico da pandemia.
Por conta disso, os ajustes para baixar a conta de luz nesse período em casa são ainda mais importantes. Esta economia implica em eliminar desperdícios, utilizar novas tecnologias de maneira regrada e estar atento à bandeira tarifária de cada mês.
Muitas vezes a conta de energia elétrica fica mais onerosa em especial pela má instalação ou mal-uso dos aparelhos eletroeletrônicos na residência.
É importante lembrar aos consumidores que o potencial de economia financeira em energia elétrica, tem relação direta com a tecnologia dos equipamentos utilizados, com a disciplina comportamental dos usuários e a bandeira tarifária.
Quanto menor o uso dos recursos tecnológicos dos equipamentos residenciais e quanto menor a disciplina para uso racional de energia elétrica, maior o potencial de economia financeira na conta de energia elétrica.
Nesta condição, o potencial de economia financeira pode chegar até 30% mensais sem placas solares, e de 50% a 70% (em média) com uso de placas solares.
O engenheiro elétrico Cristino Bessa deu algumas dicas de como a pessoa pode economizar energia mesmo ficando a maior parte do tempo em casa.
“Acho que cabem algumas dicas comportamentais no tempo de quarentena. Se possível trabalhar ou estudar em ambiente externo ou varanda da casa durante parte do dia, pois assim vai evitar o uso da rede elétrica da casa”, iniciou Cristinano.
Ele disse que é muito importante que as pessoas mantenham algumas regras quanto a horários de jogos eletrônicos e televisão para crianças, para evitar ficar o dia todo com aparelhos ligados.
Cristiano acha importante que se possível as pessoas devam trabalhar ou estudar se possível no mesmo ambiente e horário, compartilhando a mesma central e iluminação.
Uma situação que deva ser evitada para evitar o desperdício é abrir e fechar a geladeira ou freezer a toda hora, o que gera maior consumo e uma conta mais salgada no final do mês.
“As pessoas devem evitar entrar e sair a toda hora de ambiente refrigerado, verificar alternativas para não ficar cada um em um quarto ou ambiente separado da casa usando central de ar ao mesmo tempo e, se possível, abrir janelas durante o dia para não depender somente de refrigeração de ar condicionado nos quartos e salas”, destacou o engenheiro.
Outras dicas
Geladeira e freezer
Evite a proximidade da geladeira ou freezer com o fogão ou com áreas expostas ao sol, além de deixar sempre espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo da geladeira ou freezer; evite deixar aberta a porta da geladeira por tempo prolongado; faça o descongelamento do freezer periodicamente, conforme as orientações do fabricante; não utilize as serpentinas (as grades) que se encontram na parte de trás do aparelho para secar panos, roupas e etc; quando você se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie o freezer e a geladeira e deixe-os desligados ou regulados na temperatura mínima; (essa dica é válida para as pessoas que vão “se confinar” fora da residência exemplo: sítio).
Verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado, visando evitar a fuga de ar frio do aparelho. Caso necessário, troque-a.
Chuveiro, secadores de cabelos e “chapinha”
Mesmo pouco utilizado em Roraima, só ligue o chuveiro elétrico quando estiver pronto para o banho. Seja breve caso contrário os esforços de economia nos outros equipamentos “vão para o ralo.” Quando possível, use na posição de menor potência nas épocas quentes. A posição de maior potência consome normalmente 30% mais energia.
Iluminação
Use lâmpadas tipo LED com potência adequada a cada ambiente; Aproveite a luz do sol para realizar tarefas dentro de casa, evitando acender lâmpadas desnecessariamente; ao pintar a casa dê preferência às cores claras nos tetos e paredes – elas refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial; apague as lâmpadas dos cômodos desocupados, salvo aquelas que contribuem para a sua segurança; verifique sempre a compatibilidade da voltagem (Volts) da lâmpada com a rede doméstica; dentro do possível e do ambiente utilize sensores de presença que se acenderão as lâmpadas somente quando houver circulação de pessoas; substitua as antigas lâmpadas incandescentes por LED, que duram mais e gastam menos energia.
Máquinas de lavar e ferro de passar
Ao usar máquinas de lavar louças e roupas, ligue-as somente com toda a sua capacidade preenchida; Acumule uma boa quantidade de roupas passando-as de uma vez; Use a dosagem recomendada de sabão em pó para não precisar repetir o enxague.
Televisão, home theater e games;
Quando ninguém estiver assistindo, desligue esses aparelhos; Não durma com a televisão ligada.
Ar condicionado e aquecedor de ambiente
Na hora da compra, escolha um modelo adequado ao tamanho e características do ambiente em que será utilizado; Na instalação, procure proteger a parte externa da incidência do sol (mas sem bloquear as grades de ventilação); Quando o aparelho estiver funcionando, mantenha as janelas e as portas do ambiente fechadas. Desligue-o quando o ambiente estiver desocupado; Limpe os filtros periodicamente. Os filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Além de economizar energia, você protege a sua saúde, pois filtros sujos jogam poeira e outras partículas para o ambiente. Após uso, sempre desplugue o carregador de celular da tomada. E nunca deixe o celular carregando quando já atingiu a plena carga (100%).
Sempre que possível desligue da tomada os aparelhos que estão em modo stand by. Nos intervalos mais longos, desligue o monitor do computador ou utilize o modo descanso.