Dend195170-4-696x412-1

Empresa adianta processo de instalação de termelétrica a base de óleo de palma no Sul do Estado

O processo de instalação de usinas de produção de energia em Roraima está transcorrendo dentro dos prazos estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Palmaplan Energia, empresa do Grupo Oleoplan, é uma das vencedoras do 1º Leilão de Energia do Sistema Isolado de Roraima com o projeto denominado “Usina Termoelétrica Palmaplan Energia”.

Com capacidade de geração para atender o equivalente a 35 mil famílias por mês, o projeto integra as operações do grupo na região sul do estado, contribuindo para o seu desenvolvimento social e econômico.

De acordo com o gerente de produção da empresa, Leonardo Mailan, a solução tecnológica adotada foi à utilização de motores a combustão interna com uso de combustíveis renováveis, como o óleo de palma.

“A capacidade técnica de geração é de 10.976 MW, que serão entregues a partir de junho de 2021, nas instalações da subestação Rorainópolis, localizada no município de mesmo nome, de propriedade da Distribuidora Roraima Energia”, esclareceu.

Leonardo Mailan informou ainda que a empresa está em fase de detalhamento dos projetos técnicos e que aguarda a emissão da Licença Ambiental de Instalação (LI), através do órgão estadual competente, para início da fase da instalação do projeto.

“A obra deve durar aproximadamente 12 meses e vai proporcionar oferta de empregos e distribuição de renda na região sul do estado”, destacou.

O gerente explicou que com a implantação do projeto, a Palmaplan Energia contribuirá decisivamente para a segurança energética e qualidade do fornecimento de energia elétrica para o estado de Roraima.

Leonardo explicou que o Grupo Oleoplan é proprietário da Palmaplan Agroindustrial, instalado na Vila do Equador, município de Rorainópolis, atuando no plantio e extração do óleo de Palma.

Ele estima que serão gerados 100 empregos diretos e 350 indiretos na etapa de implantação e mais 25 na etapa de operação.

Por Nei Costa

Foto – Secom/RR