IEI Brasil lança estudo sobre Sistemas Autônomos de Geração no Acesso à Energia

Nesta quinta-feira, 6 de outubro, o IEI Brasil realiza o webinário de lançamento do estudo “Universalização do Acesso à Eletricidade no Brasil: um panorama dos sistemas isolados”, que avalia os sistemas autônomos de geração instalados pelas distribuidoras de eletricidade para universalização do acesso à energia elétrica. O estudo foi produzido pelo IEI Brasil em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). 

Em 2009, um primeiro estudo realizado pela entidade analisou o andamento da implantação da Resolução Normativa n° 83/2004 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamentou o uso de sistemas autônomos de geração de energia elétrica, a partir de fontes renováveis, como alternativa adicional à extensão da rede elétrica. Os resultados desse primeiro estudo mostraram que a Aneel, responsável pela fiscalização desses sistemas, não possuía as informações mínimas exigidas por sua própria regulamentação.

Agora, o novo estudo apresenta uma análise atualizada sobre a implantação desses sistemas. O estudo avalia os sistemas autônomos individuais, conhecidos como SIGFI, e as minirredes, MIGDI, alimentados por fontes renováveis. Esses sistemas foram instalados pelas distribuidoras de eletricidade em seus planos de universalização do acesso à energia elétrica.

O estudo também mostra análises sobre os principais desafios, barreiras e a percepção dos agentes envolvidos e impactados: consumidores, distribuidoras de energia elétrica e agência reguladora. A partir dos resultados encontrados, o estudo propõe melhorias e sugestões para avançar e aprimorar o cenário de acesso à eletricidade no Brasil.

O webinário acontece nesta quinta-feira, dia 6, às 14h (horário de Brasília), pela plataforma Zoom. A inscrição é gratuita. Inscreva-se.