cursos-de-qualificacao_-1-scaled-min

Manaus recebe pela 1ª vez Fórum Regional GD Fontes Renováveis

A energia solar é realidade em todo o mundo, e o Brasil também está nessa tendência de energia sustentável, tanto com a eólica como a solar e, para a região norte, a realidade é trabalhar com a energia solar, devido ao clima, disse o CEO do Grupo FRG Mídias e Eventos, e diretor de marketing e institucional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Tiago Fraga, no 11º Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis, realizado nos dias 29 e 30 de Setembro, no Hotel Novotel.

O fórum trouxe para a região detalhes sobre a geração distribuída com fontes renováveis, que vem a ser um modelo de geração de energia elétrica próximo ou no local do consumo, algo totalmente oposto do que ocorre hoje, em que a geração é centralizada, produzida por grandes usinas e enviada ao consumidor pelas linhas e redes de transmissão por meio das concessionárias de energia de cada região, explica Fraga.

“A gente tem a convicção de que essa movimentação, esses players, toda essa sinergia, essas possibilidades de novos negócios, networking que o evento está trazendo, para a cidade de Manaus, são elementos fundamentais para que empresários, empreendedores e investidores se encorajem e comecem a atuar dentro da cadeia produtiva do setor de geração distribuída”, assinala Fraga.

Os modelos de geração distribuída mais conhecidos são a biomassa, a energia eólica e, principalmente, a energia solar fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica através das placas solares e responsável por mais de 90% do potencial instalado no Brasil inteiro.

PHB Solar destaca parceria realiza com SENAI para qualificação de mão de obra

O representante da empresa PHB Solar, Roberto Valer, em sua apresentação sobre mercado e tendências, destacou a parceria feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na qualificação de profissionais em energia solar, para atender às indústrias que, hoje em dia, por diversos motivos, estão com suas instalações elétricas inadequadas.

“A parceria funciona a partir do momento em que o SENAI tem o interesse em desenvolver um curso específico para energia solar. Mediante contato com a PHB Solar, nós repassamos os equipamentos a preço de custos para ajudar a desenvolver os laboratórios, que é o básico para poder oferecer os cursos”, explica Valer.

O palestrante destaca que a instituição SENAI nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins, por exemplo, já firmam parceria para contribuir com a indústria em relação a energia solar. Tiago Fraga também capacita sua mão de obra com o SENAI. De acordo com o empresário, o setor de energias renováveis, relativamente novo, tem como um dos gargalos a falta de mão de obra especializada, sendo necessário qualificar as pessoas para que atendam às demandas de forma estratégica e com qualidade.

Lembra Fraga que o setor de energias renováveis também é oportunidade de emprego. Conforme a Organização Mundial do Comércio, o setor ​​ nos próximos anos será um dos que mais vai criar empregos.

O fórum

O evento realizado de forma híbrida (presencial e online) contou com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas em seu primeiro dia de evento.

“Sendo o principal evento do setor no Brasil, o fórum tem um papel fundamental para a reunião, união e alinhamento de discursos para uma segurança política e jurídica”, frisa Tiago Fraga.

Dentre os temas abordados estão: cadeia produtiva do setor GD, categorias e opções de geração de energia elétrica para GD, novas tecnologias disponíveis no mercado, armazenamento de energia, cases de sucesso na região norte e projetos sociais no setor, entre outras palestras sobre o setor que mais cresce no país, com os principais players e especialistas.

O engenheiro eletricista e segurança no trabalho da Empresa Elétrica Nunes, José Nunes, viu por meio do fórum grandes oportunidades para expandir seus negócios na área de energia sustentável. “O fórum está bem globalizado, com várias empresas trazendo as novas tecnologias do mercado, assim como os novos sistemas, oportunidade ímpar para todos, principalmente para a Amazônia”, observa.

“A Amazônia está sendo o cenário do mundo, podemos ver pelos palestrantes, que todos estão bem otimistas para esse mercado, para que aconteça a redução nas contas de energia e, principalmente, a geração de emprego”, disse ele.

Por Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema FIEAM