No dia 22 de outubro, um jornal de grande circulação na capital boa-vistense, publicou um caso de um consumidor que instalou um sistema de energia solar fotovoltaica em sua residência, e os problemas que ele teve no último mês com a surpresa no valor da conta de energia, que chegou a R$ 1.400,00.
Após tomar conhecimento do problema, o Fórum de Energias Renováveis de Roraima, verificou a situação para saber o que foi feito para esclarecer e solucionar o problema.
Conforme o consumidor, Mauro Schmitz, a concessionária de energia e a empresa de assistência do sistema solar, realizaram vistoria na residência para verificar o que poderia ter ocorrido.
Schmitz informou que foi detectado que se tratava de um inversor queimado, que foi substituído pela empresa de instalação de equipamentos.
Após o ocorrido, Mauro está realizando o monitoramento do sistema de energia solar fotovoltaica por meio de aplicativo que informa dados do quanto o sistema está gerando de energia por mês, para que a partir desses dados, ele possa elaborar um relatório para o conselho de consumidores da concessionária de energia.
O Conselho dos consumidores informou que aguarda a formalização da queixa, por meio de um requerimento, para que possa solicitar explicações da concessionária de energia.
No que se refere aos questionamentos de Mauro ao valor cobrado pela concessionária de energia, ele repassou que aguarda a revisão da fatura.