Programas Luz para Todos e Mais Luz para a Amazônia são prorrogados

Comunidade Makará, Terra Indígena Trombetas-Mapuera, Roraima (Foto: Laudinei Sampaio/Fórum de Energias Renováveis)

O Governo Federal prorrogou a vigência dos programas de universalização do acesso e uso da energia elétrica. Previstos para terminarem no final deste ano, os programas Luz para Todos e Mais Luz para a Amazônia foram estendidos até 2026 e 2030, respectivamente.

Instituído em 2003, o Luz para Todos tem objetivo de levar energia elétrica a domicílios rurais, servindo como instrumento de desenvolvimento e inclusão social. Já o Mais Luz para a Amazônia foi criado para promover o acesso à energia nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal, possibilitando o fomento de atividades voltadas para o aumento da renda familiar e pelo uso sustentável dos recursos naturais da região.

Em Roraima, a Roraima Energia é a distribuidora responsável pela execução dos programas. De acordo com o último termo de compromisso firmado entre a empresa e o Ministério de Minas e Energia, em novembro de 2020, a meta de atendimento era de 8.276 clientes em 2020 e 2021.

Quanto ao programa Mais Luz para a Amazônia, a meta de atendimento era de 7.743 unidades consumidoras em 2021 e 2022. Entretanto, a Roraima Energia informou que está em processo de contratação de empresa especializada para realizar as obras necessárias para a implantação do MLA no Estado. “Assim, não temos nenhum valor realizado até agora. Nossa meta é atender 652 novos clientes, por meio do MLA, até março de 2023”, alegou.