Nos últimos meses milhares de pessoas estão ficando mais tempo em casa por causa da pandemia de corona vírus. Com isso, a tendência é que os consumidores passem a gastar mais energia, uma vez que ficam mais tempo com lâmpadas, televisores e aparelhos de som, por exemplo, ligados durante um período maior.
Para ajudar os consumidores a economizar energia elétrica durante a quarentena, a Roraima Energia está desenvolvendo uma campanha de consumo consciente que dá dicas aos consumidores de como economizar energia em sua residência, através de depoimentos reais de consumidores.
Todos os personagens dessa campanha foram ganhadores de uma ação educativa realizada nas escolas pela antiga Eletrobras. A ação visava o acompanhamento de professores e alunos do seu gasto de energia antes e após receberem e aplicarem as dicas de consumo consciente em suas casas.
Esses personagens falam com propriedade, porque vivenciaram que é possível economizar através de simples mudanças de hábito. A campanha foi lançada no final de agosto/19 e teve veiculação até dezembro/19.
Após o início da pandemia, a empresa voltou a divulgar esta campanha por ser um assunto atemporal e muito importante principalmente nesse momento.
A Roraima Energia avalia que as campanhas realizadas desde 2019 contribuíram para uma redução de consumo no decorrer do ano e principalmente no período de temperaturas elevadas. Em 2020, após o início da pandemia e das restrições de circulação de pessoas, houve uma redução de consumo geral no sistema Roraima de 12% quando comparado abril/2020 com março/2020.
Para divulgação dessa campanha a empresa utiliza várias mídias, como TV, jornal impresso, rádio e mídias sociais.
Hoje, o foco da Roraima Energia tem sido a redução da inadimplência, pois nesse momento crítico de pandemia, as pessoas estão tendo mais dificuldades de deixar as contas em dia. Por isso, a empresa está flexibilizando e oferecendo condições especiais para negociação e renegociação de débitos, além de oferecer a possibilidade do pagamento das faturas nos cartões de débito ou crédito com possibilidade de parcelamento no próprio cartão. Esses pagamentos podem ser feitos diretamente no site ou através do novo App da concessionária.
No dia 24 de março desse ano, a Agência Reguladora ANEEL por meio da Resolução 878/2020 suspendeu por 90 dias, cortes de energia por inadimplência para Unidades Consumidoras residenciais urbanas e rurais, incluindo as cadastradas como baixa renda, unidades cadastradas onde existam pessoas usuárias de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica, como também unidades de serviços e atividades consideradas essenciais. Para as demais Unidades Consumidoras não relacionadas na Resolução, os prazos e as rotinas para corte por inadimplência continuam sem alteração, inclusive demais medidas admitidas pela legislação para a cobrança dos débitos, a partir do vencimento.
É Importante que seja entendido que, conforme a própria resolução 878 da ANEEL, não há isenção de pagamento das faturas mensais, apenas a proibição do corte para as unidades mencionadas. Cada cliente deve realizar o pagamento, sempre que possível, para evitar o acúmulo após os 90 dias.
Outro ponto muito importante a se destacar é que Resolução 878/2020 suspende apenas os cortes por inadimplência das Unidades Consumidoras regulares. Unidades consumidoras que estiverem de forma irregular (desvio de energia ou fraude no medidor) poderão ser regularizadas pelas equipes de inspeção e fiscalização mesmo no período de pandemia.
Por Nei Costa