FOTO CURSO NEUZELIR

Empresa de Manaus realiza treinamento técnico em energia solar

A geração de energia solar fotovoltaica vem se consolidando nos últimos anos, tanto no país, como no estado de Roraima, e conseguir mão de obra qualificada para elaborar projetos, vender e instalar sistema dessa natureza também é um grande desafio.

Para qualificar profissionais nessa área, a empresa Hardsol, pioneira em Manaus – AM, realizou um curso de qualificação técnica em sistema solar. A terceira turma do curso iniciou no dia 09 e encerrou no dia 14 de novembro, com carga horária de 18 horas. Além das aulas teóricas, também foram realizadas aulas práticas em lojas parceiras, credenciadas para a venda de equipamentos de energia solar.

Conforme John Biceño, instrutor do curso, nas aulas práticas os alunos conhecem os dois tipos de sistemas de geração fotovoltaica. “Temos aulas com o sistema on grid, que é ligado na rede elétrica, e também o sistema off grid que utiliza banco de baterias, onde não tem rede elétrica. Para esses dois sistemas são dadas aulas práticas, além disso, também são feitas demonstrações de como funcionam outros equipamentos à base de energia solar”, disse.

“Desde o início, percebemos que esse mercado de energia solar tinha necessidade de ter mais pessoas capacitadas. Quando iniciamos no ramo, elaboramos e implantamos dez projetos, contudo, vendo que não seria um mercado tão fácil de explorar, resolvemos montar um treinamento voltado para essa área com a nossa experiência prática. Por ser um mercado novo, pontuamos no curso todos os nossos erros, para que os nossos alunos não os cometam e também mostramos nossos acertos, para que eles consigam começar de uma forma mais efetiva no mercado”, pontuou Briceño.

Ele destacou que a parceria com o Fórum de Energias Renováveis possibilitou uma atuação com mais efetividade em Boa Vista, principalmente por ser uma localidade com grande deficiência de profissionais nessa área.

“Existem várias empresas no Estado, todas com seu efetivo fechado e um grande volume de projetos. Nosso curso, além de capacitar, fornece ao mercado mão-de-obra qualificada para a prestação de serviços às empresas que já estão no mercado, movimentando a economia do estadobe gerando renda para os alunos que investem no treinamento”, explicou.

Conforme John, o diferencial do curso é que abre um leque de opções, compreendendo a área de vendas, instalação e elaboração de projetos, quem sabe, até abrir uma empresa. Além disso, após o encerramento do curso, a empresa não abandona o aluno. “Damos todo suporte para os alunos entrarem no mercado de trabalho, oferecemos estágio e todos os projetos fechados em Boa Vista, são oferecidos para os alunos, mesmo aqueles inexperientes, para que aprendam na prática. O que o aluno ganhar como conhecimento durante os estágios, vai dar a ele valorização profissional. Nossa empresa não quer apenas vender ou instalar produtos, mas também qualificar pessoas”.

Eliezer Pessoa, morador da zona rural de Boa Vista, mencionou que o curso foi uma ótima oportunidade de conhecer a tecnologia.

“Moro em uma chácara afastada da cidade, e já há algum tempo venho pesquisando sobre a energia solar, então quando me falaram do curso, achei importante fazer o treinamento para ampliar meu conhecimento sobre o assunto, pois pretendo colocar placas solares no meu imóvel. O curso traz questões importantes sobre a geração de energia limpa, além de explicar como o investimento em um sistema de energia solar vale a pena, com retorno do investimento em três ou quatro anos. Isso é um benefício extraordinário”.

Marcley dos Santos, a única mulher a fazer o curso, presta serviços de instalação de equipamentos para duas empresas e viu no treinamento uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos técnicos.

“Um colega me incentivou a fazer o curso e depois do estágio eu percebi que gostava de fazer instalação de sistemas. Após o estágio, as empresas me deram uma oportunidade para trabalhar e de lá para cá já são oito projetos instalados, fora as vendas de equipamentos. Para nós mulheres, é uma oportunidade de profissão, que não se define apenas em vender e instalar, mas em se qualificar conforme o mercado, para melhorar nosso potencial”.

Sobre a empresa – A Hardsol é uma empresa de Manaus, que investe em capacitação de mão-de-obra para vender, instalar e elaborar projetos de sistemas de geração de energia solar.

A empresa atua com treinamentos em Roraima, Manaus, Porto Velho, Macapá, Belém, Rio de Janeiro, Maceió e Recife.

“Nossa filosofia de trabalho preza principalmente por qualificar pessoas e, por meio disso, estamos expandindo a empresa, não só com conhecimento, mas também estamos difundindo a tecnologia para pessoas que não tem tantas informações”, disse John.

Por Neuzelir Moreira.

Compartilhar