WhatsApp Image 2020-10-17 at 08.22.23

Energia Solar Fotovoltaica atrai visitantes durante a Expo Roraima

Os visitantes da Expo Roraima, que conheceram o Espaço Energia Solar do Fórum de Energias Renováveis no primeiro dia de evento, esclareceram dúvidas e conheceram as funcionalidades dos sistemas de energia solar fotovoltaica.

A feira está acontecendo até dia 18 de outubro nos corredores do Roraima Garden Shopping, das 14h às 21 horas.

Clayton Silva visitou o stand do Espaço Energia Solar para saber mais sobre o sistema de energia fotovoltaica.

“Vim atrás de mais informações, pois quero instalar em casa. Quero saber como é feito, o que muda no consumo de energia e de que forma isso vai melhorar nossa qualidade de vida. Faço muitas pesquisas pela internet, mas esse espaço com várias empresas juntas economiza tempo e esclarece muito mais dúvidas” afirmou.

Conforme Rosilene Maia, assessora de planejamento do Fórum, a Expo Roraima é uma excelente oportunidade de massificar a ideia de transformar e diversificar a matriz energética do estado, trazendo propostas e outras formas de produzir energias, como a eólica, a solar e a de biomassa. Um trabalho que vem sendo realizado de forma gradativa, já que a matriz energética existente no estado é poluente, com 95% da energia gerada por termoelétricas.

“Nesta edição da feira estamos enfatizando a energia solar fotovoltaica. O espaço energia solar é composto por instituições parceiras e empresas que podem fornecer informações sobre as tecnologias fotovoltaicas que, além de orientar sobre linhas de crédito, também explicam a aquisição e instalação de painéis solares, assim como realizam cálculos de custo e instalação na residência da pessoa interessada” explicou Rosilene.

Ela ressalta que a média de economia na conta de energia é de 85% a 90%, podendo chegar a 95/ “A maior dúvida da pessoas é sobre o investimento. Porém, as empresas que trabalham com esses serviços garantem que, em média, em pouco mais de três anos já se tem um retorno de todo o investimento, exatamente pelo valor da conta reduzir de forma significativa” ressaltou.

O Fórum de Energias Renováveis possui pouco mais de um ano, nesse período conseguiu agregar mais de 20 instituições, totalmente comprometidas com o desenvolvimento da energia sustentável, não só em nível local, mais em todo contexto nacional.

Por: Neuzelir Moreira

Compartilhar