para enquete

Enquete sobre a viabilidade da UHE do Bem Querer vai ser finalizada depois de amplo debate entre internautas

Depois de semanas publicando as opiniões de técnicos, especialistas, ambientalistas, engenheiros e pesquisadores  a respeito da viabilidade econômica, social e ambiental da construção da Hidrelétrica do Bem Querer, o Fórum de Energias Renováveis de Roraima deve concluir mais um ciclo do processo com a finalização de uma enquete onde o público pode votar contra ou a favor do empreendimento.

O debate sobre a viabilidade da UHE Bem Querer serviu para esclarecer dúvidas das pessoas a respeito dos impactos que o empreendimento pode causar, uma vez que poucas pessoas tinham pleno conhecimento de todo o processo e suas etapas.

O coordenador do Fórum, Alaxandre Henklain, agradeceu a participação de todos os especialistas e afirmou que nesses últimos dias que a enquete ficará no ar, o Fórum pretende dar mais uma oportunidade para que as pessoas emitam suas opiniões e digam se são ou não favoráveis ao projeto.

Até ontem 624 pessoas haviam votado contra a construção, enquanto que outras 342 estavam contrárias. Nas redes sociais os debates foram intensos, tanto nas páginas do Fórum, quanto em perfis de grupos de várias regiões do Estado.

Grupos de facebook como Papo de Política, Folha de Caracaraí, Amigos da Polícia Militar, Roraima On, Estamos de Olho, Batendo Boca, entre outros, compartilharam as publicações do Fórum e abriram espaço para que as pessoas debatessem a viabilidade da Usina.

Na sessão de comentários desses grupos o número de comentários foi alto e o debate aconteceu em alto nível, com muitas pessoas dando opiniões consistentes do que tinham conhecimento e outras mostrando suas preocupações com algumas informações fornecidas tanto por especialistas, quanto pelos políticos e estudiosos envolvidos no processo proposto pelo Fórum.

Confira algumas opiniões

Maria Do Carmo Teixeira Norato – “Temos sol durante os 12 meses do ano, para que fazer hidrelétrica? Nas eleições passadas muitos candidatos surfaram na onda de trazer energia de Tucuruí!! O gato comeu? Agora estão querendo aplicar um novo golpe? Onde estão os deputados que foram eleitos surfando nessa onda? São tantas interrogações!”.

Margarete Sombra Sombra – “Temos um sol maravilhoso então podem acabar com essa arrumação de vocês. Só tô avisando aos corruptos 😡😡😡”.

José Euclides Francisco Dos Santos – “Contra, custos/benefícios, não compensa.”.

Luciana Maria Melo – “Sou contra”.

Wilamo Sobral de Paula – “Sou contra; porque vai servir só pra encher o bolso dos corruptos; Roraima tem fontes renováveis de energia, por exemplo energia solar e eólica. ..!!!!😃”.

Margarete Sombra Sombra – “Sou contra bandidos 😡😡😡😡”.

Alcleber Santos Oliveira – “Porque não investir em energia solar mais barato?”.

Mario Coelho – “Sou a favor”.

Alcleber Santos Oliveira – “Sou contra. Vai destruí muito a natureza é mais viável a hidrelétrica do Cotingo fica entre 2 serras uma de um lado e outra do outro. não destrói nada porque destruir a bela margem do rio Branco?”.

Ronaldo Fialho – “Contra tem que trazer energia de Tucurui”.

Luiz Mota – “Eu sou a favor, as termoelétricas têm um custo muito grande que deixa a energia muito cara para o consumidor”.

Margarete Sombra Sombra – “Essa briga estou dentro bandidos esses político nem a linha de Tucuruí resolveram agora querem destruir nossas riquezas botânicas essa eu não vou deixar mesmo vamos lutar de flexão mesmo😡😡😡😡”.

Valmir Junior – “Roraima tem q evoluir. Precisamos de energia. Sou 100% favorável!”.

Eberte Alencar – “A favor!”.

Maria Oliveira Oliveira – “A favor!”.

Pereira Antonio – “Todos dando sua opinião. Louvável. Você que é a favor pense no impacto ambiental na construção de uma hidrelétrica. Você do contra, pense no sufoco quando o estado não puder sustentar as termelétricas e começar os apagões! Construir ou não construir? Eis a questão! De qualquer forma todos se beneficiam e todos são prejudicados. Então, voltamos a velha máxima: “dos males o menor”. Só nos resta descobrir qual será esse mal. Enfim, Deus nos ajude.”.

Aurijones Marques – “Se for para baratear a conta de energia que é uma absurdo de cara, sou a favor. Mais se continuar como está sou contra.”.

Felipe Gustavo Facioni – A favor . Pq sou contra a queima de 1 milhão de litros de óleo diesel diários nas termo elétricas , resultado do ativismo ambiental que vetou as grandes obras de sustentabilidade energética de Roraima , cotingo e bem querer.”.

Hugo Gadelha – “Há 50 anos existe esse projeto da Hidrelétrica do Bem Querer que nunca vai sair do papel. Fizeram 2 hidrelétricas em Rondônia, a tarifa é alta, e falta energia sempre. De que adiantou???”.

Selman Waksman Pignata Pignata – “Que seja rápido.”.

Por Nei Costa

Compartilhar