Captura de tela 2020-09-24 080852

Especialistas da EPE e da Walm Biota têm atuação de destaque durante a capacitação sobre Bem Querer

Os três primeiros dias da capacitação sobre as características da UHE Bem Querer, promovida pelo Fórum de Energias Renováveis de Roraima, superou as expectativas dos integrantes do Fórum e dos participantes do curso.

Outro fato que chamou a atenção foi a participação do público, que durante os três primeiros dias teve atuação de destaque, propondo um debate de alto nível, com questionamentos pertinentes e de interesse de toda a sociedade roraimense.

Nesses três primeiros dias os profissionais da EPE e Walm Biota falaram sobre todos os aspectos ligados ao sistema elétrico e energético brasileiro, repassando informações a respeito do planejamentos de expansão que a EPE está fazendo,  sobre os sistemas isolados, caso de Boa Vista e Roraima,, sobre o planejamento do sistema de transmissão de energia e sobre como são feitos os estudos do aspecto socioambiental no processo de planejamento.

Os especialistas também abordaram todas as características do processo de planejamento da usina hidrelétrica de Bem Querer, começando com o ciclo de planejamento de uma Usina Hidrelétrica, Estudo de Inventário Hidrelétrico da Bacia do Rio Branco, Estudos de Viabilidade da UHE Bem Querer, Levantamentos de campo e Estudos Finais.

Também falaram sobre a Subestação Elevadora e Linha de Transmissão de uso exclusivo da UHE Bem Querer, EIA/Rima, Linha do Tempo dos Estudos, sobre o Cronograma atualizado, as Atividades realizadas, o Plano de Comunicação e Relacionamento e sobre os  Estudos do componente indígena. Os que quiserem saber mais detalhes a respeito da capacitação podem assistir as aulas, clicando no endereço www.energiasroraima.com.br

Participação

As pessoas que participaram dos três primeiros dias da capacitação também tiveram destaque, buscando complementar seus conhecimentos com perguntas específicas sobre os temas apresentados. A maioria ficou satisfeita com o posicionamento dos palestrantes, que esclareceram todas as dúvidas, deixando uma ou outra pergunta para ser respondida posteriormente, pois os estudos ainda não davam possibilidade para embasamento de suas respostas.

Alternativas a Bem Querer

Hoje (24), a partir das 15 horas, o tema a ser debatido são as alternativas energéticas à Bem Querer que podem ser levadas em consideração dentro do processo. Os membros do Fórum vão falar a respeito da produção de energia fotovoltaica (solar), eólica, biomassa, entre outras.

Os que quiserem participar da capacitação podem acessar a página do Fórum no Facebook, através do endereço https://www.youtube.com/channel/UC1qjqzsmGIaKLSaY8kCy2pw?view_as=subscriber

Por Nei Costa

Compartilhar