unnamed (1)

Fórum de Energias Renováveis, iCS e Iepé realizam visita técnica a comunidades indígenas

Desde 2021, o Fórum de Energias Renováveis de Roraima, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, elabora projeto para proporcionar energia elétrica e internet de qualidade às comunidades Samaúma e Makará, na Terra Indígena Trombetas-Mapuera, no município de Caroebe. Neste mês, integrantes das três instituições realizaram uma visita técnica às localidades.

Para o tuxaua da comunidade Makará, Adailton Sayrá, a chegada da energia de qualidade será importante para a conservação dos alimentos e para as ações de saúde e educação. “Vai mudar a realidade da comunidade, de poder ter festa à noite, ter culto à noite e poder ter escola à noite também. Isso vai mudar a vida do povo Wai-Wai, da comunidade”, afirmou.

A iniciativa é elaborada em sintonia com o Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Trombetas-Mapuera, construído desde 2017 pelo Iepé. “O PGTA é uma forma de eles observarem como eles consideram viver bem nessa terra. (…) O foco desse viver bem é justamente garantir que os recursos naturais sejam acessíveis para eles e que as próximas gerações também tenham acesso. É pensar na caça, na pesca, onde eles podem abrir novas roças…”, comentou o assessor indigenista do Iepé, Renan Reis.

A coordenadora da Iniciativa Energia e Amazônia do iCS, Amanda Ohara, também visitou as comunidades Makará e Samaúma, conhecendo de perto a realidade dos indígenas. “É fundamental para quem atua e pretende apoiar projetos na região conhecer a realidade local. Foi muito importante poder ver isso de perto e perceber a falta que a energia faz. O acesso à água, desenvolver artesanato, o acesso à comunicação e à internet depende de energia”, observou.

 

Ouça a entrevista: