Foto: J. Pavani

Fórum vai apresentar o Espaço Energia Solar na Expo Roraima

Com a intenção de tirar as dúvidas e apresentar oportunidades para que as pessoas tenham mais conhecimento sobre energia solar, o Fórum de Energias Renováveis de Roraima criou o Espaço Energia Solar para a Expo Roraima, que ocorrerá no período de 16 a 18/10, das 14h00 às 21h00 no Garden Shopping.

Nesse espaço, além do Fórum, vão participar algumas empresas do ramo de energia solar e instituições financeiras que estão prontas para financiar um projeto de instalação de painéis solares nas casas dos interessados.

Os colaboradores do Fórum vão estar à disposição para tirar dúvidas a respeito de todo o processo de instalação de painéis solares em residências, bem como mostrar os benefícios que os consumidores podem ter no final de cada mês, quando verão uma redução significativa nas suas tarifas de energia.

Os técnicos das empresas também vão estar à disposição de todos que forem a Expo Roraima, mostrando alternativas, verificando as condições de instalação e fazendo simulações de quanto os consumidores podem ter de redução nas contas.

Já os representantes das instituições financeiras vão mostrar quais as suas linhas de crédito para a energia solar, quais os juros, tempo de pagamento, de carência e o que é necessário para que os interessados possam ter acesso a essas linhas de crédito.

O coordenador do Fórum, Alexandre Henklain, explicou que o objetivo do Fórum é divulgar junto à população as imensas oportunidades da geração distribuída de energia solar.

“Estamos falando da possibilidade de os consumidores gerarem energia elétrica a partir de micro usina com painéis solares instalados no teto da casa, comércio ou indústria ou mesmo no solo, o que é mais comum em propriedades rurais, onde a área disponível é maior”, explicou.

Henklain afirma que na prática, com a geração de energia solar, a redução na conta de energia poderá ser de até 95% e o capital investido poderá retornar em menos de quatro anos.

O coordenador ressalta que no Espaço Energia Solar, as pessoas interessadas poderão visitar diversas empresas lá situadas, que fazem e aprovam os projetos, fornecem e instalam os equipamentos,  numa única sequência, economizando tempo e comparando melhor as propostas.

Ele relata que a seguir as pessoas poderão conversar com os bancos, que também estarão no espaço energia solar e analisar as ótimas linhas de crédito existentes, que possibilitam, inclusive, que as prestações sejam pagas com a economia na conta de energia “sem colocar a mão no bolso”.

Alexandre lembra que as pessoas poderão visitar as instituições de ensino, de representação dos engenheiros e de apoio empresarial para, por exemplo, tirar dúvidas sobre a tecnologia e o funcionamento dos equipamentos, o que significa, na prática, a geração distribuída e como é gerada a energia solar.

“Tudo de uma vez só, com empresas, bancos e instituições para facilitar a vida dos consumidores, que querem se livrar das caras contas de energia”, concluiu.

Por Nei Costa

Compartilhar