curso energia solar

Parceria entre Fórum e Hard Sol permite capacitação em instalação de painéis de energia solar

O Fórum de Energias de Roraima em parceria com a empresa Hard Sol promoveram um curso de energia solar durante toda esta semana numa das salas do Instituto Euvaldo Lodi. A carga horária foi de 18 horas e os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de instalação e manutenção de sistemas solares.

Todos os participantes tiveram acesso a informações sobre sistema on-grid para kits solares da Intelbrás, sobre sistemas off-grid, bem como aulas práticas mostrando o funcionamento de ambos.

De acordo com um dos responsáveis, esse curso vem sendo realizado em diversos estados. O instrutor foi o especialista John Briceño, eletrotécnico pela ETFAM, com formação em elétrica residencial predial e industrial pelo SENAI. Ele também tem licenciatura Plena em Matemática, com mais de 150 instalações e homologações no sistema solar on-grid em seis capitais do Brasil.

Ele explicou que o treinamento vai ser de grande utilidade para aqueles que participaram e que o mercado de trabalho já sente falta de pessoas capacitadas para executar serviços, como os que foram oferecidos durante o curso.

Briceño lembrou que a parceria com o Fórum foi fundamental para a realização do curso e que todas as pessoas que participaram vão ter espaço no mercado de trabalho. “Faltam profissionais no mercado”, disse.

Durante o curso, os alunos ficaram sabendo dos objetivos e metodologia, dos projetos instalados no Amazonas, Alagoas, Rondônia, Pará e Rio de Janeiro e tiveram acesso a uma carta de serviços e alguns projetos com conceito de energia, fontes de energia não renováveis, fonte de energias renováveis, classificação dos sistemas fotovoltaicos, de sistemas conectados a rede elétrica on-grid e dimensionamento.

O instrutor também falou a respeito da tarifação e retorno de investimento para quem instala uma pequena usina de energia solar e aprenderam como lidar com projetos elétricos e documentação necessária para aprovação da concessionária.

Técnicas para instalação de sistemas isolados off-grid e dimensionamento foi outro tema oferecido pela empresa. O instrutor mostrou como analisar uma Conta de Energia (residencial, comércio e Indústria) e como vender o sistema solar corretamente.

Os alunos receberam uma apostila digital completa e a lista de fornecedores de todo o Brasil. O instrutor informou que o curso teve como público-alvo engenheiros, arquitetos, eletricistas e profissionais operacionais de câmeras, alarme, construção civil e técnicos diversos.

O funcionário público Maurício Teixeira foi um dos que ganharam o certificado de conclusão do treinamento. Ele disse que esse aprendizado foi fundamental e que vai começar a atuar no mercado, uma vez que falta mão de obra especializada. ”Vou ver se atuo mais na área de vendas, pois vejo esse mercado em franco crescimento”, destacou.

Já o eletricista José Carlos garantiu que esse aprimoramento vai ajudar muito na sua atividade, uma vez que muitas pessoas estão buscando alternativas para diminuir suas contas de energia. “O mercado está em franca ampliação e quero aproveitar esse momento para ter uma renda extra”, afirmou.

O coordenador do Fórum, Alexandre Henklain, esclareceu que essa parceria foi de fundamental importância, pois vários membros do Fórum participaram e ganharam conhecimento técnico a respeito das práticas de instalação dos sistemas solares.

“Esse é um mercado que cresce a cada dia e já está necessitando de mão de obra especializada, um dos problemas enfrentados pelo mercado atualmente”, disse.

Por Nei Costa

Compartilhar