222-scaled-1

Projeto da UFRR em parceria com o Fórum de Energias Renováveis recebe Kit de Energia Solar

 

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebeu os equipamentos para o laboratório de geração fotovoltaica, um projeto em parceria com o Fórum de Energias Renováveis. Os painéis, inversores, cabos e demais equipamentos do kit de energia solar serão instalados no Departamento de Engenharia Elétrica para ensino, pesquisa e extensão na Universidade.

O projeto é coordenado pela professora do curso de Engenharia Elétrica da UFRR, Susset Guerra, e visa à instalação no prédio do laboratório de um sistema de geração de energia fotovoltaica de 5 kWp de forma a promover a aproximação da comunidade acadêmica com a tecnologia fotovoltaica, e a elevação do nível técnico das empresas locais que atuam no setor, assim como realizar atividades de pesquisa. Essa estrutura também vai permitir a formação de engenheiros com uma visão mais prática e um domínio maior das energias fotovoltaicas.

“Essa é uma grande contribuição do Fórum, que servirá para maior domínio da tecnologia  por parte dos alunos e professores do curso de Engenharia Elétrica,  da comunidade universitária e da sociedade. Com ele se realizarão atividades de ensino, pesquisa e extensão a serviço de todos”, destacou Susset.

O coordenador do Fórum, Alexandre Henklain, esclarece que os projetos em andamento junto à universidade abriram uma nova perspectiva de atuação da organização.

“Até então, todas as nossas energias estavam dedicadas às proposições de políticas públicas e às soluções de mercado. A parceria para o desenvolvimento de projetos demonstrou que também precisávamos contribuir no âmbito da pesquisa, desenvolvimento e inovação- mediante o apoio à Universidade – na geração de conhecimento, na formação de jovens profissionais de engenharia elétrica sintonizados com as energias renováveis e na interação entre a academia e as empresas do pujante setor de sistemas de geração fotovoltaica”.

Outro projeto entre UFRR e Fórum que também já está recebendo parte dos equipamentos é o da professora Josiane Rodrigues. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de um protótipo de medição de irradiância de baixo custo, para aferição do desempenho dos sistemas de geração de energia fotovoltaica (FV) instalados na cidade de Boa Vista, e formalização de boas práticas específicas para o bom desempenho dos sistemas.

Assumindo uma gestão geral compartilhada no Acordo de Cooperação Técnica, o Fórum tem sua contrapartida no financiamento de 2 (duas) bolsas de estudo e de componentes eletrônicos e sensores; na disponibilização de estudos e propostas de Políticas Públicas; na articulação no âmbito do fomento à geração de energia fotovoltaica, que contribua para a consecução dos objetivos propostos; e na disseminação dos resultados do projeto, visando ao fortalecimento da cultura das energias renováveis no Estado e na Amazônia.

Roraima apresenta crescimento de empresas no setor da energia solar, consequentemente precisa de um ambiente de negócios favorável, de profissionais qualificados e de informações tecnológicas. O Acordo entre UFRR, Fórum e outros parceiros deve promover de forma segura excelentes contribuições para o desenvolvimento local.

Por Thamy Dinelli