romildo

Projetos de pesquisa desenvolvidos no IFRR focam em energias renováveis

Há quase dez anos, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) lança anualmente um edital de pesquisa aplicada com foco em energias renováveis, principalmente em três grandes eixos: biomassa, solar e eólica.

“Iniciamos em 2014 e cada projeto tinha um valor de R$ 25 mil, que nós disponibilizamos para os nossos servidores para desenvolver pesquisas. Por questões orçamentárias, diminuímos a quantidade de projetos contemplados, mas aumentamos um pouco o valor da bolsa. Em 2021, aprovamos um projeto, no valor de R$ 30 mil”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRR, professor doutor Romildo Nicolau Alves.

Alguns dos projetos desenvolvidos têm focado em resíduos orgânicos e vegetais, que têm grande potencial para a produção de energia. No último edital, foi contemplado um projeto, proposto por um professor do campus Amajari, para a construção de uma microusina para produção de energia a partir da biomassa. Em 2020, foi contemplado um projeto, desenvolvido no campus Novo Paraíso, de sistema integrado que envolve a produção de suínos acoplada a biodigestores, transformando a matéria orgânica em gás.

Ouça a entrevista: