conceição escobar

Recursos energéticos de Roraima e a questão ambiental são os tópicos da quinta oficina do curso online promovido pelo Fórum e Sebrae

A quinta oficina do curso sobre o setor elétrico brasileiro e os recursos energéticos de Roraima, promovido pelo Fórum de Energias Renováveis de Roraima, em conjunto com o Sebrae Roraima, vai ser realizado na próxima sexta=feira, dia 05, das 17 às 19 horas. O curso é gratuito e será via internet. As inscrições podem ser feitas pela lojinha do Sebrae no endereço  https://loja.rr.sebrae.com.br/loja/.

O curso terá carga horária de dez horas e o conteúdo programático vai abranger diversas áreas de interesse, como conceitos de energia e suas aplicações – potência, energia, geração, transmissão, distribuição, G.T.D, comercialização, consumidores livres e cativos.

A quinta oficina será ministrada pela instrutora Conceição Escobar, membro do Fórum e engenheira da Seinf, e terá como temas os Recursos energéticos no estado e a questão ambiental.

Nesta última oficina promovida pelo Fórum de Energias Renováveis em parceria com o Sebrae, o tema será o setor energético. A oficina abordará sobre os Recursos Energéticos, balanço energético nacional, a matriz energética de Roraima, recursos disponíveis e usos futuros, energias não renováveis: petróleo e gás natural, o uso do etanol e outras fontes/biodiesel, Energia Hidráulica, Eólica, Solar, Biomassa da Floresta e Questão Ambiental.

Conceição Escobar ainda vai falar sobre sistemas energéticos e as atividades econômicas, questão ambiental e a legislação aplicada e Licenciamento Ambiental aplicado ao setor (LP, LI e LO).

PERFIL

Maria Conceição de Sant’Ana Barros Escobar, 62 anos, natural de Cuiabá/MT, Engenheira Eletricista, Servidora Pública, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (1981/1), Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela Universidade Federal de Roraima (2014) e especialista com MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo IPOG (2018).

Atua em Roraima desde 1982, tendo ocupado vários cargos gerenciais, técnicos e de Direção nas Centrais Elétricas de Roraima – CER e Companhia Energética de Roraima – CERR, no período de 1982-1997, sendo Presidente da CER em 1989 e da CERR no período de março de 2010 a setembro de 2013.

Também atuou em outras instituições do Governo do Estado de Roraima, entre 1997 a 2009: Secretaria de Estado de Planejamento – SEPLAN, Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social – SETRABES, Universidade Estadual de Roraima – UERR, Instituto de Terras de Roraima – Iteraima, Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária Urbana – SEURB.

Foi Secretária Titular da SETRABES, entre 1998/1999 e no período de 04/2014 a 12/2014 e foi Secretária Adjunta, no período de 1999-2003 quando atuou como Conselheira de Políticas Públicas, do Trabalho e Renda, de Segurança Alimentar e de Políticas para Mulheres. Foi Conselheira titular na Câmara de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Mecânica – CEEM, nos anos de 2005-2009 e Conselheira Suplente, no período de 2015-2017, junto ao CREA/RR.

Atualmente integra a Comissão Interinstitucional de regulação, fiscalização e controle do licenciamento ambiental das empresas vencedoras do leilão para fornecimento de energia elétrica do Leilão nº 01/2019-ANEEL, conforme DECRETO Nº 27.324-E DE 22 DE JULHO DE 2019, ocupando o Cargo de Engenheira na Divisão de Fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura de Roraima – SEINF, função de Fiscal de Obras; Membro da Associação Roraimense de Fotografia – Afotorr e da Academia de Ikebana Sanguetsu e Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de Roraima – ABEERR, que integra o Fórum Estadual de Energias Renováveis.

Possui publicações em capítulos de livros e trabalhos aceitos para apresentação em Congressos, Simpósios e exposição de fotografia. Dentre as honrarias recebidas, destaca a de 2014, Ordem do Mérito Forte São Joaquim, Grau de Grande Oficial, Governo do Estado de Roraima.

Por Nei Costa

Compartilhar